Localizado no coração dos Lençóis Maranhenses à aproximadamente 243 quilômetros de São Luís, o município de Santo Amaro do Maranhão é o mais novo destino de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil. Caracteriza-se pelas lindas paisagens de suas praias, dunas, campos, rios, lagos e lagoas, situadas em meio à mata de restinga e manguezal. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a expressão máxima dessa paisagem, que anualmente, entre os meses de maio a setembro serve de base para alimentação e reprodução de inúmeras espécies de aves coloniais e migratórias. Por sua diversidade de recursos naturais é o local ideal para os amantes da natureza e perfeito para os que gostam de aventura. Os atrativos são muitos, todos voltados para a pratica do ecoturismo, podendo ser visitados em qualquer época do ano.

Tudo é mar, céu, areia e uma população simples de um município que nasceu no século XVII, pelas mãos de jesuítas que estavam em fuga devido às reformas protagonizadas pelo Marquês de Pombal. O líder, um padre de nome Amaro, deu o nome ao lugar que misturou povos indígenas, mercadores de diversas partes do mundo e negros trazidos da África como escravos.

trilha santoamaro

No período chuvoso que se estende janeiro a julho, as visitas ocorrem no sentido da margem esquerda do Lago Santo Amaro e são realizadas em pequenos barcos. O visitante pode apreciar a rica e diversificada flora e fauna aquática da região. Já no período seco, que vai de agosto a dezembro, as áreas mais visitadas situam-se à margem direita do Lago Santo Amaro e os passeios são feitos através de carros tracionados.

Na Localidade Sangue as saídas para Santo Amaro são diárias: pela manhã às 08 horas e a tarde às 17 horas.

Para quem possui veículos 4×4, partindo de São Luís pelas Rodovias BR 135 até a Bacabeira e de lá passando por Rosário pela Rodovia MA 110 até Morros. De Morros siga pela BR 402 (Translitorânea) até o Km 101 na localidade Sangue. A partir desse ponto são 40 quilômetros de aventura e adrenalina até Santo Amaro do Maranhão.

Texto extraído de: Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão